Bootom Line #6 - Envenenando corações (Repost)


Meus cumprimentos depois de tanto tempo desde a última edição que foi no dia 16 de setembro, sei que não sentiram saudades, eu também não senti, mas a roda da demissão da NWO agora aponta para mim então precisava escrever algo para fazer o Neto ser o próximo, lá vamos nós então.

Postado originalmente em 13/01/2020

 
Recentemente terminei de ler o recomendadíssimo Pep Guardiola - A evolução, do jornalista espanhol Marti Perarnau, existe um capítulo dedicado a metalinguagem do futebol, que seria o desenvolvimento de uma cultura futebolística em um clube, algo que transcende troféus e que precisa ser aceito por todo o entorno, de jogadores, a dirigentes passando também pela torcida.


É fazer cada ação com um sentido de criar e assimilar uma ideia, ele usa o exemplo simples de passar a bola de um companheiro a outro, que algumas equipes tentam se livrar da bola e quando passam a bola passam uma mensagem de "tome, faça o que puder", enquanto o estilo de jogo do catalão era baseado na ideia de "tome, desfrute da bola" personificado ao máximo nas figuras de Xavi e Iniesta.
A importância de cada passe existe porque cada partida conta uma história, e ao longo dos meses essas partidas serão os capítulos que escreveram o livro do que foi aquela temporada, então tu precisa em cada capítulo reforçar a ideia do que tu quer criar. Seria como que o "idioma" do clube, a forma como ele expressa seus valores e crenças e demonstra o tipo de futebol que representa.
Se me acompanharam até aqui espero que agora seja capaz de me fazer entender.


Vamos transferir essa ideia para o que a maior empresa de wrestling do mundo faz, recentemente choveram críticas a companhia pela controversa storyline envolvendo Rusev-Lana-Lashley e que agora ganha sobrevida com a entrada de Liv Morgan.
Muitos comentários sobre a WWE escolher um segmento desse tipo para encerrar o último Raw do anos 00s, parecia simbólico e uma ideia do que eles planejam para a próxima década.
Dias depois surgiram relatos de backstage com Vince, Heyman e outras pessoas influentes bastante satisfeitas pela audiência do segmento e os números de views no youtube, um comentário adicional chamou minha atenção, era de que aquele segmento era pensado para "atrair os fãs casuais", imediatamente me veio a mente a ideia, ok, e quando serão os segmentos para agradar os fãs de wrestling ...


Ao mesmo tempo vamos para o outro lado, o dos wrestlers do roster, será que eles estão satisfeitos com o que esta acontecendo na companhia e com seus papéis? A resposta parece ser negativa também vendo a quantidade de reclamações e insatisfações fazendo parecer que apenas Seth Rollins gostou do booking da WWE em 2019.
Voltando ao que falei acima, qual seria o "idioma" da WWE?
Se cada Raw e SD representa um capítulo do grande livro que se fecha na wrestlemania e representa o que foi aquele ano, acredito que existe uma completa desconexão entre o que os fãs esperam e o que a companhia entrega, sem essa conexão não existe realmente uma sinergia entre as partes e vemos as habituais reclamações de como o produto da WWE é ruim e por vezes é um suplício assistir um Raw inteiro.
O que a WWE tem feito ao longo dos anos é praticamente atacar sua audiência tentando sempre impor sua própria visão distorcida do que o wrestling deve ser e incapaz de entregar storylines minimamente coerentes e lógicas do princípio ao fim.

2019 Total: 125.746 million viewers over 52 episodes
2019 Average: 2.418 million viewers per episode

2018 Total: 149.628 million viewers over 53 episodes
2018 Average: 2.823 million viewers per episode

2017 Total: 156.971 million viewers over 52 episodes
2017 Average: 3.018 million viewers per episode

Analisando os números de audiência dos últimos 3 anos em número de views absolutas tivemos uma absurda queda de mais de 31 milhões de views, normalmente seria o caso para a companhia estar em pânico, foi um ano em que várias vezes tivemos manchetes sobre recordes negativos de audiência, problemas que afetaram ate mesmo ppvs que tiveram pouco público, mas a WWE não demonstra qualquer intenção de mudar o que vem fazendo, isso se deve ao contraditório número que mostra a companhia tendo recorde de lucros a cada ano, impulsionada pela network, pela audiência em outros países e o lucrativo contrato para os eventos no oriente médio.
Entretanto, na parte final desse post o ponto em que quero tocar é algo secundário e que às vezes passa despercebido mas é de extrema importância. 


Na cabeça de qualquer pessoa que não conhece muito sobre wrestling é automático associar a palavra wrestling a WWE, é uma metonímia que reflete o tamanho e impacto cultural da empresa de Stanford.
Então quando a WWE esta bem, é bom para todos no wrestling, mas quando a WWE esta numa fase ruim termina por afetar a todos, pegando um exemplo pessoal, faço parte desse grupo de desajustados conhecido como IWC desde 2012, qualquer um que faça parte da comunidade por muitos anos provavelmente terá histórias parecidas para contar, de vários amigos que depois de vários Raws ruins acabaram por desistir e abandonar a WWE e o wrestling em si.
Comigo aconteceu por várias vezes, mas principalmente entre 2014 e 2015, um sentimento de completa desilusão com o produto da WWE e poucas razões para assistir aquilo, o que me manteve no wrestling foi a descoberta das indys e de como o wrestling ainda podia ser interessante e ter variadas cores.

 

Desde a emoção e spots loucos da PWG, ate o estilo mexicano da Lucha Underground passando pelo strong style japonês de uma NJPW com um roster fabuloso capaz de anualmente entregar uma quantidade absurda de grandes lutas rivalizando com a fase de ouro da AJPW nos anos 90.
É claro que as pessoas podem procurar outras alternativas de wrestling como eu fiz, mas claramente não vimos esse número de 31 milhões de views se refletir na AEW, Impact, NJPW ou qualquer outro lado, o que aconteceu foi que essas pessoas provavelmente abandonaram o wrestling.
O wrestling não ter a mesma força no mainstream que tinha antes se deve muito a WWE que envenenou milhões de fãs e os fez perder o interesse por isso, a perspectiva para os próximos anos parece ser de nenhuma grande mudança no horizonte, alguns fãs inocentemente se agarram a ideia de que no futuro tudo será melhor com HHH no comando da companhia, não consigo ser tão otimista.
Por esta semana é isto, digam-me vossa opinião, concordam que a WWE esta matando o wrestling nos Estados Unidos? Já teve algum momento que sentiram esse cansaço com o wrestling depois de um Raw ruim? Qual é a ideia de wrestling que queriam ver representada?



And that´s the bottom line cause Boo said so.

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Twitter

Veja também:

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Uma resposta que apesar dos problemas demonstra grande fé na WWE, obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Antes de mais nada quero dizer que esse papo de demissão é frescura. Ngm aqui é contratado nesta bodega. Eu mesmo fiquei uns 4 meses sem postar nada e estou aqui todo pimpão (e de férias)

    Férias aliás que me fizeram refletir o por que de ainda assistir wrestling. O por que de ser o único do meu convívio social que ainda gasta tempo com tamanha futilidade, mesmo sabendo que a WWE JAMAIS terá um ano do mesmo nível que 2011, 2012, 2015 e 2016 foram.

    A WWE, como você disse bem, está matando o wrestling em todo mundo. Matou o meu, e vai matar o de muita gente daqui e da IWC tbm. Não sou uma múmia da IWC como você diz ser mas vi que muita gente que eu conheci vazou faz tempo.

    Já tive várias fases de parar de ver wrestling. A primeira foi em 2013 e 2014 quando a WWE empurrou o Daniel Bryan na goela dos fãs na mesma noite em que matou a streak. A segunda foi em 2017 quando tirei uma boa licença do produto e a terceira está acontecendo agora. Eu nem sei dizer o que me faz acompanhar wrestling: não curto wrestling japonês, a IW resolveu lacrar, a BWF é uma palahaçada técnica e a WWE é uma palhaçada completa. E a AEW por sua vez não me cativou no pouco que vi, por que ainda está muito cult.

    A ideia de wrestling que eu queria ver é a ideia de nicho que a WWE teve durante a Ruthless Agression Era. Simples assim. Mas isso nunca vai acontecer, por que nem a WWE vai se esforçar para isso, nem o mundo é mais o mesmo de 10-15 anos.

    Então o que me resta é aproveitar esse resto de férias e tocar o barco. Um grande abraço Boo e parabéns por esse texto esplêndido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Neto e o Bátima já foram demitidos (e serão de novo (wary)

      Excluir
    2. Eu estava brincando, Feher é o nosso (M)Itair Machado e a panelinha da NWO é como a panelinha do Thiago Neves, como que vai dar errado esse pico?
      É algo recorrente para quem assiste wrestling por muitos anos, vemos várias passando parando e não por não gostar de wrestling, mas pelo que a WWE vem fazendo ao longo dos anos.
      Eu acho que no fim se você não encontrar outros caminhos acaba largando porque é muito difícil aguentar só a WWE, é muita merda e decisões ruins de uma companhia em um unico ppv.
      É um ponto que concordo, tem muito saudosismo pela Attitude Era, mas a ruthless agression foi uma grande era também, muito melhor que a atual e algo mais fácil de retornar que as loucuras dos anos 90.
      Obrigado pelo comentário e pelos elogios.

      Excluir
  3. Concordam que a WWE esta matando o wrestling nos Estados Unidos?
    - Concordo, wrestling é coisa de otáaaaaaaaaaarios. Mas muito boa linha de pensamento, se a WWE acabar e outra empresa assumir a ponta provavelmente o esporte vai ficar no underground pra sempre, e a piada de "lutinha fake" vai ser ainda mais constante, é triste isso de verdade, embora pra mim seja bom já que eu sou fascinado por coisas undergrounds.

    Já teve algum momento que sentiram esse cansaço com o wrestling depois de um Raw ruim?
    Várias vezes, mas o wrestling virou meio que uma tatuagem permanente em mim, não se resume só a WWE ou AEW, enquanto existir carinhas mandando moves em outros dentro de um ring eu estarei lá para prestigiar.

    Qual é a ideia de wrestling que queriam ver representada?
    Eu queria ver várias empresas de wrestling chegando ao nível da WWE e obrigando todo mundo fazer um programa de qualidade e que atraia pessoas, pq é só com competição que as coisas se alavancam nesse entretenimento.

    Excelente artigo, ótima construção mostrando o DNA de jogo do Guardiola assimilando as ideias do que deveria ser a identidade de uma empresa de wrestling, ficou show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a WWE se tornou meio que sinonimo do wrestling, se ela acabar só vamos ter indys ou coisas do tamanho da AEW e NXT atuais, dificilmente teremos outra empresa gigante, então para o bem do wrestling era bom que a WWE também estivesse bem.
      Eu também tenho essa impressão, acho que sempre vou gostar um pouco de wrestling, mesmo que não seja a WWE mas acompanhando indys ou japas, wrestling, apesar de tudo, é maneiro demais.
      Essa falta de competição foi o que fez a wwe se acomodar e chegarmos ao ponto de hoje.
      Obrigado pelo comentário e pelas observações.

      Excluir
  4. hj eu to só o solo de guitarra do Victor e Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://varelanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/02/victor.jpg

      Excluir
  5. concordam que a WWE esta matando o wrestling nos Estados Unidos?
    Eu entendo o seu ponto de que a imagem do esporte está muito associada da wwe e que a popularidade do esporte está muito associado com o momento da empresa e que a audiencia da wwe ta caindo nos ultimos anos, mas do jeito que vc ta falando parece que daqui a 5 anos ninguem mais vai assistir a wwe e não é bem, por pior que esteja ou que a audiencia esteja caindo, a popularidade da wwe ainda é muito grande ao redor do mundo e muito dificilmente isso vai mudar.

    Já teve algum momento que sentiram esse cansaço com o wrestling depois de um Raw ruim?
    De vez em quando da uma desanimada quando tem uns raws que não acontecem nada por umas 2 ou 3 semanas seguidas, mas nunca pensei em parar, tipo eu sei que sou meio wwe fag, as eu gosto de ver isso, se em algum momento eu não estiver gostando do conteudo ou perceber que não vale a pena continuar vendo eu paro e pronto.

    Qual é a ideia de wrestling que queriam ver representada?
    Não é a mesma coisa que vc perguntou na ultima edição?(hmm) se for pegue minha resposta da outra edição e finja que eu escrevi a mesma coisa.

    Texto com citação ao Guardiola, campo com setinhas, critica sem dó a wwe, não teve planilhas com finanças dos times paulistas, mas teve planilha com a audiencia da wwe. Essa foi a edição mais boo da história desse quadro. Otima edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que a WWE vá falir em 5 anos, mas os numeros são muito ruins, qualquer outra empresa ficaria assustada com uma audiência assim, mas o tamanho da WWE faz com que ela fique tranquila apesar disso, meu ponto é ate que ponto pode cair e ela conseguir retornar, qual o ponto de não retorno quando a WWE acordar?
      Você parece bem fã da WWE como disse, e foi meio que o meu ponto, tu provavelmente pararia de ver wrestling ao invés de tentar outras companhias.
      Foi um pouco parecido realmente, mas aqui era uma ideia mais geral do que tu acredita, e não apenas de sucesso comercial.
      Obrigado pelo comentário e pelo reconhecimento.

      Excluir
  6. Não só esse marca o grande retorno do Bootom Line como meu retorno comentando quadros. Eu concordo demais que essa mentalidade da WWE de "vamos fazer oq vai dar audiência com os fãs casuais" é oq no fim vai acabar sendo a morte do wrestling no mainstream, pois como vc mesmo disse, por mais que a AEW veio para ser uma salvação, os fãs que desistiram da WWE a anos atras muito provavelmente não vão se interessar por qualquer empresa nova ou o wrestling em geral.

    Eu mesmo to bem de saco cheio de wrestling ultimamente por causa do quão ruim o produto da WWE parece estar, e não tem possibilidade de melhora, para cada coisa minimamente legal acontecendo lá a gente é bombardeado com outroas 90 ruins, acho que esse é o RTWM que eu to menos hypado desde que eu comecei a assistir WWE, pelo menos tem a AEW com suas boas storylines para dar aquela animada, to curtindo mt Jericho vs Moxley.

    Curti a analogia com o livro do Guardiola, um dia talvez eu leia, eu li aquele da história do Punk Rock que vc me indicou e foi bem maneira, e com isso eu já to fazendo uma fonta para elogiar a música do Ramones no final, parecia algo óbvio dado o nome da edição, mas eu não vi chegando e foi uma forma foda de acabar o artigo. Concordo com o QC, essa foi a edição mais Boo ever, teve até as fotos da arena vazia, 10/10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa uma impressão as vezes que a WWE tem os fãs de wrestling como já ganhos e não precisa fazer nada, então se foca totalmente nos fãs casuais, mas nem consegue atrair esses fãs, que no máximo veem algo cringe como Rusev-Lana-Lashley, como afastam os fãs de verdade, que acabam largando o wrestling.
      A AEW é o que wrestling precisava, mas a RR parece bem fraca, tem um clima que não tem favoritos para vencer o RR e pesadelos com opções horríveis que estragariam o evento como o Cain Velasquez.
      Arena vazia é aquele bônus pra mostrar o quão merda foi o 2019 da WWE.
      Se começar a ler vai curtir, livro maneiro demais, só falar lá no zap que eu te passo ele.
      Obrigado pelo comentário e pela honra do grande retorno do Stone aos comentários do blog, curti também essa ideia de fazer um quadro bem meu.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Nem tanto, mas o SmackDown está me fazendo recuperar o prazer de ver wrestling novamente. O RAW não.

      Excluir
  8. O que mais me impressiona é que esse texto está muito atual. Se o Boo tivesse escrito esse ano a gente acreditaria, por que apesar da melhora no SmackDown, o RAW não consegue embalar (apesar de ter melhorado discretamente) e o NXT sofreu uma derrocada brutal.

    ResponderExcluir

NWO Nation | Todos direitos reservados © 2012-2023 Desenvolvido por: Ericki Chites