Bootom Line # 10 - Antes que o tempo fuja, aproveite o dia
Os habituais agradecimentos a todos que acompanharam a edição anterior e a enriqueceram com seus comentários, mas dessa vez, especialmente, agradecimento ao boss Feher, o inspirador compromisso que ele assumiu com ele mesmo foi uma grande inspiração para esta edição que provavelmente não sairia tão cedo se não tivesse lido o post dele.
Recentemente comecei a ler A lógica do Cisne Negro, do matemático Nassim Nicholas Taleb. Usando estática e matemática avançada ele trabalha com análise de risco e tomada de decisão no mercado financeiro.
Ele desenvolveu uma teoria sobre o que chamou de “cisnes negros”, que teriam como principais características a raridade, impacto extremo e previsibilidade retrospectiva.
Essa teoria sobre eventos imprevisíveis que mudam toda a realidade tem uma serie de implicações, como se preparar para eles, como se proteger deles, e uma serie de discussões no campo da teoria do conhecimento e em outros ramos lógico-filosóficos são desenvolvidos ao longo do livro.
Depois dessa breve explicação sobre o tema, que espero que não tenha adormecido ninguém, vamos ao principal, tentando adaptar isso para o nosso mundo de lutinhas falsas. Os cisnes negros no Wrestling, seriam wrestlers que não estavam originalmente bookados para ter tanto destaque, mas que por qualquer razão conseguem se conectar com o público, as pessoas sentem vontade de apoiá-los, a partir daí vem a parte sobre tomadas de decisão, em como reagir a esses eventos.
Recentemente enquanto assistia ao Dynamite e via novamente uma grande luta protagonizada pelo Orange Cassidy fiquei a pensar sobre a razão dele estar ali.
No começo ele não deveria ter tido todo esse destaque, era apenas um personagem de comédia para alguns momentos de descontração, então me dei conta de que aquilo era uma recompensa.
Por um momento imaginem esse absurdo, ele conseguiu ficar over sozinho, então a companhia deu a ele um grande push, ele recebeu destaque, teve grandes lutas e foi tratado como um personagem de verdade e credível apesar de todo o seu lado humorístico, é lamentável que todo este grande momento tenhamos arenas vazias onde não podemos ver os grandes pops que ele deveria estar recebendo.
Mudando de Jacksonville para Stanford temos uma diferença brutal quando vemos o mesmo cenário na WWE, mais recentemente tivemos o caso do Rusev, quando a WWE se recusou a ouvir todos os chants de Rusev Day e castigou o búlgaro de todas as formas que conseguiu ate terminar em uma das storylines mais medíocres e podres que a WWE já nos apresentou envolvendo vício em sexo, lésbicas, bissexualidade e cuck, e segundos relatos poderia ter sido ainda pior com problemas de ereção envolvida, o que poderia ser uma propaganda do Boston Medical Group ou chamada de um filme pornô brasileiro era apenas a forma que encontraram de garantir que Rusev nunca mais cometeria o crime de ficar over sem a permissão da WWE.
Ainda nessa storyline podemos citar todo o hype em volta do retorno da Liv Morgan, como ela conseguiu batalhar nas redes sociais, instigar as pessoas e atrair atenção sobre o seu retorno, para no fim isso ser também arruinado pela companhia.
Wade Barrett que conseguiu ficar over com a gimmick de Bad News e também foi castigado por isso.
Mas imagino que o caso mais emblemático seja Zach Ryder, vendo em perspectiva é ainda mais impressionante se pensarmos no grande boom que o personagem dele teve, hoje pode ser difícil acreditar, mas em 2011, no meio de uma promo de ninguém menos que The Rock, uma arena lotada gritou a plenos pulmões: We Want Ryder.
O prêmio da wwe para isso foi tomar dele o canal do youtube que tinha ajudado a torna-lo alguém que os fãs queriam ver, e um fim melancólico numa storyline onde foi feito de idiota pela namorada e corneado.
Um destes momentos que mais me incomodou enquanto fã da WWE foi a soberba promo de Miz contra o Bryan em um Talking Smack de 2016, na época Bryan estava aposentado, mas por meses os fãs imaginaram o potencial daquilo, de como seria se ele pudesse voltar e eles tivessem essa feud, mas quando isso aconteceu a WWE não quis fazer o que devia ser feito de dar todo o destaque a essa feud, ao invés disso tornaram uma feud de casal para promover reality shows, matando o que poderia ter sido uma das maiores feuds da década passada.
Em qualquer companhia do mundo deviam considerar uma benção que alguém consiga ficar over e cativar os fãs, é o objetivo do Wrestling, mas a WWE na sua eterna vontade de controlar tudo e não aceitar a voz dos fãs destrói tudo que aparece. Não me parece absurdo dizer que parte da incapacidade da WWE de criar novas estrelas venha também dai, essa incapacidade de aproveitar os cisnes negros que aparecem.
E temos na WWE provas de como aproveitar esses momentos funciona, uma das coisas mais marcantes dos últimos anos é toda a storyline envolvendo Daniel Bryan na wrestlemania XXX, embora nesse caso também foi novamente o acaso da saída de CM Punk que criou esse momento, uma vez que a WWE estava decidida em não investir tanto nele, como fica claro pela quantidade de vezes que tentaram matar o hype do Yes movement.
A impressão que temos no fim é que a WWE se pretende sempre certa nas suas decisões de booking e que não muda diante de fatos novos, essa ideia fixa que eles já tem a melhor versão de show que podem apresentar e não precisam mudar, que no fim ouvir o WWE universe é só algo usado na mídia e os fãs são ignorados o máximo possível.
Por essa semana ficamos por aqui, deixamos algumas perguntas para incitar a discussão nos comentários.
O que pensam sobre esses momentos, como fica a tensão entre seguir a storyline planejada e mudar de ideia ao ver que outra coisa esta resultando melhor? Existe algum outro momento que se lembrem onde um wrestler estava over e podia ter um grande momento na carreira, mas foi interrompido pela WWE? Acreditam que algum desses wrestlers poderia ter virado uma grande estrela se tivesse tido o apoio da WWE?
And that´s the bottom line cause Boo said so.
Pocotó Pocotó Pocotó, é minha eguinha Pocotó
ResponderExcluirComo sempre argumentos bem reflexivos, enquanto o post em si discute sobre incertezas e eventos inesperados, sua resposta já apresenta o problema dos limites da linguagem em conseguir expressar toda a realidade.
ExcluirO que pensam sobre esses momentos, como fica a tensão entre seguir a storyline planejada e mudar de ideia ao ver que outra coisa esta resultando melhor?
ResponderExcluirÉ uma pergunta interessante cara, por que as vezes a longo prazo a ideia da storyline é melhor, mas as vezes é melhor escutar o povo. A coisa da Wrestlemania 35 mostrou muito bem essa situação: teve a Storyline do Kofi e o WWE Championship, que funcionou muito bem e que a WWE largou de mão com o reinado dele como punição. E teve a storyline que a WWE NÃO devia ter escutado os fãs e ter bookado o que ela queria, que foi a storyline da Triple Threat Feminina, que deveria ter sido uma singles entre a Charlotte e a Ronda. Então é arriscado decidir alguma coisa por que não há uma fórmula para o sucesso.
Existe algum outro momento que se lembrem onde um wrestler estava over e podia ter um grande momento na carreira, mas foi interrompido pela WWE?
Temos alguns, como a Cesaro Section entre 2014 e 2015, onde ele se colocou over por conta própria apenas com a técnica em ringue e a WWE nunca lhe deu grandes oportunidades a solo. Tem o Elias, cujo único título vencido foi o 24/7, mas que merecia muito mais pela sua capacidade de manipulação da crowd e por ter um personagem único e sub-aproveitado. E ele luta bem! Já teve alguns grandes combates e tudo. Cara, teve o Mizdow! Como não esquecer o Mizdow? Teve uma fase em que ele conseguia ficar over com qualquer personagem. Acho que vou raspar no seu tema de mansinho no TQ dessa semana...
Acreditam que algum desses wrestlers poderia ter virado uma grande estrela se tivesse tido o apoio da WWE?
Sem dúvidas! Rusev tinha tudo para isso, e ele era o cara que mais estava over durante toda a RTWM 34! Poderia ter sido grande coisa na WWE, Zack Ryder poderia ter tido um currículo com mais conquistas, assim como o Elias, e o Bad News Barrett poderia ter se tornado um World Champion lá pra 2015. O Sheamus conseguiu, por que ele não?
Parabéns pelas 10 edições Boo. (TRÊS EM UM MÊS PEDE MÚSICA!) Que venham outras mais por que seu texto é impecável, Forte Abraço!
Eu também defendo ideias a longo prazo e planejamento, mas isso tem que ser flexível para se ter aberturas para ver o que funciona ou não, ao mesmo tempo o maior problema é que tudo isso se torna inutil se a ideia de longo prazo em que você esta investindo é ruim, o que muitas vezes é o caso na WWE.
ExcluirEu pensei mais em lugares maiores do card, mas você tem razão, tem bons exemplos mais abaixo também, o Elias podia ter se tornado um bom midcard se tivessem conseguido aproveitar o momento que ele teve. Bom saber que consegui ajudar um pouco em uma edição do TQ.
Eu concordo com isso, se não grandes estrelas, pelo menos teriamos um uppermidcard mais sólido e mais gente capaz de segurar o título.
Muito obrigado pelo comentário e pelo cumprimento, realmente é difícil manter essa disciplina de fazer algo semanal, respeito por quem consegue quase durante todo o ano como você, o Stone e o Feher.
"Depois dessa breve explicação sobre o tema, que espero que não tenha adormecido ninguém" oporra kkkkkkk eu juro que até tava entrando no clima kkk esse seu lado da comedia eu não conhecia.
ResponderExcluirMas enfim, um cara que a WWE devia ter ouvido os fãs, e ter dado um booking melhor, é o Dolph Ziggler, teve aquele pop absurdo no cash in em 2013, pena que teve aquele ataque depois, em vez de terem dado reinados pra um cara que nunca foi nada demais, tanto como lutador e como pessoa (Alberto Del Rio) e que não faz a menor falta, podiam ter dado mais alguns pro Ziggler, em 2014 no Suvivor Series foi outro momento, o cara saiu super over, em vez de a WWE aproveitar, pena, mas pelo jeito ele se conformou, ai ja era.
Incrivel texto, curto e direto, as vezes tento pensar o que a WWE iria fazer com o Cassidy se fosse la, mas melhor nem pensar...
Tem sempre que deixar algumas coisas novas para apresentar na segunda temporada.
ExcluirBem lembrando, o Ziggler foi o wrestler mais over da WWE durante um bom tempo, e é alguém que não importa como você olhe era perfeito, tinha um bom look, sabia promar, extremamente leal a companhia, um grande wrestler, a unica justificativa é que a WWE não queria que ele fosse uma estrela e por isso o enterraram.
Muito obrigado pelo comentário e pela gentileza de sempre nos elogios.
Na moral, fico feliz demais de verdade em ver que inspirei alguém de alguma forma com um bom hábito, maneiro demais isso e parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirO que pensam sobre esses momentos, como fica a tensão entre seguir a storyline planejada e mudar de ideia ao ver que outra coisa esta resultando melhor?
Eu nunca vou entender esse jogo de ego da WWE em ter o crédito total quando alguém fica over, limitando completamente a autonomia do wrestler, dava pra justificar pensando no caso do CM Punk, a empresa com medo de um wrestler ficar maior que a própria companhia, mas já fizeram isso com o Zack Ryder antes do Punk cair fora. Nunca vou entender isso.
Existe algum outro momento que se lembrem onde um wrestler estava over e podia ter um grande momento na carreira, mas foi interrompido pela WWE?
O Dolph Ziggler já conseguiu ficar over sozinho inúmeras vezes, e o que ele ganhou? Bem... você sabe kkkjkkk. É foda pq ele é um wrestler de altíssimo nível que poderia ser muito mais do que foi, e a culpa disso tudo é da WWE, pq o Ziggler sempre se esforçou e fez de tudo possível pra ser uma grande estrela.
Acreditam que algum desses wrestlers poderia ter virado uma grande estrela se tivesse tido o apoio da WWE?
Sim, o caso do Dolph Ziggler que eu falei, o próprio Cesaro deveria receber uma grande chance que nunca veio. Por isso é bom ter uma AEW que faz as coisas com o mínimo de coerência. Enfim excelente edição como sempre e ótima reflexão!
Eu tava meio sem animo de escrever e realmente foi inspirador ler o seu post.
ExcluirPara mim não tem outra forma de pensar nisso que não seja ego e uma enorme vontade da wwe de moldar e controlar tudo no wrestling, não deixando nunca os fãs tomarem conta das escolhas, em parte entendo isso, e seria em parte aceitável se o que eles entregassem não fosse tão ruim.
Ziggler esteve over por mais de 2 anos ate a wwe fazer o que faz de melhor, o enterrar tanto que teve um momento que os fãs viram que nada sairia dali e pararam de apoiar ele, quando isso acontece a WWE se convence que tinha razão no que fez.
Se pensarmos em muita gente do NXT também é possível pensar que todos debutaram bem over e podia ter sido feito algo, mas a falta de storylines e planos matou o hype para a maioria deles.
Obrigado pelo comentário e pela discussão.
Eu penso que é tudo questão de "ler a situação", por exemplo: as pessoas amavam o Otis, aquela storyline com a Mandy por mais boba que fosse deixou os dois overs, porém o apoio do público não era uma espécie de sinal verde para dar uma FUCKING MONEY IN THE BANK BRIEFCASE pro cara. Um exemplo bom de alguém muito over com o público que eu acho que recebeu o push condizente com o limite dele foi o James Ellswhort, claramente ele era uma febre passageira, e por isso a WWE deixou ele em foco em algumas storylines mas nada muito grande.
ResponderExcluirO Dolph Ziggler que a Beatriz citou é um bom exemplo msm, porque ele sempre estava pronto e a WWE usou ele de escada pro ALBERTO FUCKING DEL RIO REI DAS DROGAS. Outro ótimo exemplo é o Damien Sandow, que conseguiu pegar duas gimmicks que em outras mãos seriam fracassos, de intelectual e dublê e ficar over, e tudo que ele ganhou com isso foi uma surra do Cena e um cash in falho.
Por fim complementando oq o Victor X disse, eu acho que tem que ter um equilíbrio entre ouvir os fãs e bookar storylines de longo prazo, a ascensão do Adam Page é uma storyline de longo prazo, mas a AEW ouve os fãs, não só no Orange Cassidy que é um fenômeno, mas no caso do Eddie Kingston msm, fez uma puta promo e fizeram uma campanha online pra ele ser contratado, podiam ter ignorado, em uma semana ngm falaria mais, mas não, ouviram os fãs, e agr ele vai lutar pelo World title.
Os caras que podiam ter sido grandes estrelas com o apoio da WWE: Ziggler, Cesaro, Sandow, Ryder, PRINCIPALMENTE O BARETT QUE TINHA TUDO PRA SER MAIN EVENTER.
Grande edição. Fico muito feliz de ver que os postadores tão com tudo nesse final de ano, agitando o blog. 10/10.
Você tocou num ponto importante, o wrestling não é feito só de main event e das estrelas, um card forte é bom para a companhia e para os fãs, não é como se tivesse apenas a opção jobber ou carregar o título principal da companhia, tu pode dar destaque a quem esta over o fazendo ter um papel importante no midcard por exemplo.
ExcluirZiggler foi o nome mais citado, acho que foi uma grande decepção de toda uma geração com Cody, Barrett, Ryder, muita gente que podiam ter se tornado estrelas e a WWE não conseguiu nada com eles.
Concordo, não pode ser algo travado demais que não permita mudanças para coisas que acontecem espontaneamente, mas ao mesmo tempo não pode ser algo escrito e reescrito enquanto o show acontece porque tem que ter alguma direção que a companhia esta seguindo.
Obrigado pelo comentário e pela análise, acho que esse caso do Barrett é um dos que mais me incomoda porque ele devia ter sido o grande heel daquela geração.